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A teoría dos direitos humanos entre a sujeiçao e a barbarie: por uma critica do sujeito transcendental

  • Autores: Daniel Krüger Montoya, Walter Guandalini
  • Localización: Prolegómenos: Derechos y valores, ISSN-e 0121-182X, Vol. 12, Nº. 23, 2009, págs. 85-97
  • Idioma: español
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  • Resumen
    • español

      O presente trabalho examina algunas características do su jeito de direito tomado como fundamento pela teoría moderna dos Direitos humanos, procurando compreender seus pressupostos filosóficos e as conseqüências dessa decisão.

      Construída como desenvolvimento jurí dico do �sujeito� cunhado pela filosofia moderna, a categoria �sujeito de direito� è também universal ,individual, autônoma e abstrata, o que torna os mitos da �igualdade formal� e da �autonomia da vontade� os principais fundamentos da teoria moderna dos direitos humanos.A critica de Michel Foucault expõe as debilidades desse sujeito, ao demonstrar que ele e apenas a transcendentalizacao de um sujeito empírico. Constituído historicamente por práticas de saber, práticas de poder e práticas sobre si.Incorporando ficção ilumista do sujeito transcendental, o dereito se torna impotente perante as dissimetrias entre indivíduos empiricamente existentes, o que obstaculiza emancipação e reproduz barbárie.

    • English

      El presente trabajo examina algunas características del sujeto de derecho como fundamento de la teoría moderna de los derechos humanos, buscando comprender sus fundamentos filosóficos y sus consecuencias. Construida como desarrollo jurídico del �sujeto� acuñado por la filosofía moderna la categoría sujeto de derecho es a la vez universal individual, autónoma y abstracta tornando así los mitos de la igualdad formal y de la autonomía de la voluntad en los principales fundamentos de la teoría moderna de los derechos humanos. La crítica de Michael Foucault expone las debilidades de ese sujeto, al demostrar que él no es más que la �trascedentalización� de un sujeto empírico constituido históricamente por prácticas del saber, practicas del poder y practicas sobre el ser.

      Incorporando una ficción iluminista del sujeto trascendental el derecho se vuelve impotente frente a las asimetrías entre individuos empíricamente existentes lo que obstaculiza la emancipación y reproduce la barbarie.


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