Este artículo aborda tres cortometrajes documentales dirigidos por el cineasta fluminense Gerson Tavares (1926-) y presentados en 1959, titulados Arte no Brasil de hoje, O grande rio y Brasília, capital do século. Analizamos cómo estas películas, especialmente las dos últimas, mantienen relaciones con otros cortos documentales contemporáneos, los cuales serían después considerados los iniciadores del Cinema Novo brasileño.
Cet article traite de trois courts métrages documentaires réalisés par Gerson Tavares (1926), sortis en 1959, et intitulés Arte no Brasil de hoje, O grande rio et Brasília, capital do século. Nous analysons comment ces films, en particulier les deux derniers, entretiennent des relations avec d’autres documentaires contemporains qui peuvent être considérés comme ayant participé au déclenchement du Cinema Novo (Nouveau Cinéma Brésilien).
Este artigo aborda três curtas-metragens dirigidos pelo cineasta fluminense Gerson Tavares (1926-) e lançados em 1959, intitulados Arte no Brasil de hoje, O grande rio e Brasília, capital do século. Analisamos como esses filmes, especialmente os dois últimos, possuem relações com outros curtas documentários contemporâneos que seriam considerados os deflagradores do Cinema Novo.
This article addresses three short documentaries directed by Gerson Tavares (1926- ) and released in 1959, entitled Arte no Brasil de hoje, O grande rio and Brasília, capital do século. We analyze these how these films, especially the last two, keep relations with other contemporary documentaries that would be considered to trigger the Brazilian Cinema Novo movement.
© 2001-2024 Fundación Dialnet · Todos los derechos reservados