Ayuda
Ir al contenido

Dialnet


Aprendizagem significativa de conceitos científicos das ciências naturais: o mapa conceitual como recurso didático

    1. [1] Universidade Federal Rural de Pernambuco

      Universidade Federal Rural de Pernambuco

      Brasil

    2. [2] Centro Universitário Metropolitano de São Paulo
  • Localización: Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, ISSN-e 2174-6486, ISSN 0212-4521, Nº Extra 0, 2017 (Ejemplar dedicado a: X Congreso Internacional sobre Investigación en Didácticas de las Ciencias (Sevilla, 5-8 de septiembre de 2017)), págs. 197-204
  • Idioma: portugués
  • Enlaces
  • Resumen
    • O estudo promoveu intervenção a favor da aprendizagem significativa de conceitos das Ciências Naturais, analisou e respondeu a questão: o Mapa Conceitual como recurso didático facilita a aprendizagem significativa de conceitos científicos no Ensino Fundamental? Adotou a interdependência entre o ensinar/aprender/investigar em sala de aula. O ensinar e aprender foram subsidiados por estratégia didática capaz de negociar conceitos relevantes para o tema, bem como promover avanços nos conhecimentos prévios dos alunos, garantindo os dados da investigação sobre o potencial do Mapa Conceitual para a aprendizagem. Apresentamos um recorte das análises elaboradas, discutindo alguns Mapas Conceituais produzidos. Os resultados favoreceram a incorporação do Mapa Conceitual no Ensino Fundamental e permitiu integrar investigação e ensino.


Fundación Dialnet

Dialnet Plus

  • Más información sobre Dialnet Plus

Opciones de compartir

Opciones de entorno